Segundo os estudiosos, crentes e não crentes, foi no ano 6 a. C. que se deu o nascimento mais mediático do mundo, tão mediático, que ainda hoje se celebra. Anunciado pelos anjos, primeiro a Maria, depois a José, Jesus nasce em Belém, província romana da Judeia.
Devido ao evento dos censos, Belém estava cheia de gente, e as estalagens completamente lotadas. As portas, todas se lhes fecharam, quando procuraram repousar depois de uma longa viagem. Alguém os viu e com pena, os tentou ajudar, indicando-lhes uma gruta, que servia de abrigo aos animais. Para ali se deslocaram, pois o cansaço era muito e as dores que Maria estava a ter devido aos últimos momentos da sua gravidez, levaram a que nem hesitassem na decisão de se hospedarem ali mesmo. E foi alí, naquele humilde cenário, que nasceu aquele que viria a ser um Rei. Uns meses antes, três reis que se dedicavam ao estudo da astrologia, notaram haver uma estrela que brilhava de forma diferente das outras. Quiseram saber o que estava por trás daquele brilho e depois de lhes ter aparecido um anjo, que lhes anunciou o nascimento de um novo rei, decidiram seguir realmente o mistério desta estrela.
Quando chegaram ao local, numa noite bastante fria, depois de algumas horas do nascimento de Jesus, depararam-se com um cenário totalmente contrário aquilo que tinham imaginado. Pois, tratando-se da anunciação de um novo rei, ele teria que estar num berço de ouro e não numa manjedoura coberta de palha.
Foi ali, naquele preciso instante, que concluíram que aquele mundo de riquezas que os rodeava, não era absolutamente nada, comparado com aquilo que estava diante dos seus olhos. a humildade pura de um Ser tão grandemente anunciado, cuja humanidade o aclamaria de Rei. E assim se prostraram de joelhos por esta tamanha grandeza, oferecendo Ouro, por este ser um metal precioso, digno de um rei. Incenso, aqui simbolizado como algo que cura e do qual a humanidade não pode prescindir. Mirra, o mais estranho dos presentes, por ser amargo, mas ao mesmo tempo por apresentar características curativas, e que aqui significava que a vida não iria ser fácil para Jesus, e que Este iria morrer em prole da humanidade.
Durante a longa viagem que os reis magos fizeram, aperceberam-se que o ambicioso rei Herodes, que não gostou muito da ideia de haver por aí um rumor do nascimento de um rei, tinha mandado que todas as crianças do sexo masculino com menos de dois anos fossem perseguidas e mortas e avisaram Maria e José que isso estava prestes a acontecer na província de Judeia. Eles deslocaram-se de novo para Nazaré e foi lá que Jesus passou a sua infância.
Por agora ficamos por aqui nesta que foi a maior das histórias que mais marcaram a humanidade.
FELIZ NATAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário